Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
WizardMorpheus

[DICA] Breve descrição da arvore de diretorios do Linux

Recommended Posts

Bom dia/tarde/noite.

 

rh4_0401.gif

 

Trago este pequeno post com o objetivo de trazer a vocês uma pequena descrição dos principais diretórios da arvore de um sistema Linux genérico.

A árvore de diretórios dos sistemas Linux é composto de diversos diretórios conforme lista a seguir(pode haver variação de acordo com versão/distribuição):

/bin   
/dev  
/mnt  
/root
/tmp
/vmlinuz
/boot
/etc
/opt  
/run  
/srv  
/usr
/vmlinuz.old
/cdrom
/home
/lib            
/media      
/proc
/sbin
/sys  
/var

Cada um desses diretórios tem uma função especifica dentro do sistema. Vamos listar os principais com sua respectiva função.

/bin

O /bin é onde ficam os arquivos binários (executáveis) dos comandos básicos do sistema, e assim sendo estes arquivos podem ser executados por qualquer usuário do sistema. Estamos falando de comandos essenciais como cp, mv, cd, ls...

/usr

Ao contrário do que muitos pensam usr não se refere a usuário, mas a "Unix System Resources". É neste diretório que a maioria dos programas são instalados, assim como bibliotecas e documentação dos programas

/boot

É onde ficam arquivos referentes a inicialização do sistema.

/dev

Este é para mim o mais interessantes dos diretórios uma vez que os arquivos contidos aqui, não são arquivos de texto, ou binários mas sim apontadores que indicam dispositivos de hardware conectado. Como no Linux tudo vira arquivo, os dispositivos não são diferente.

/etc

Onde ficam arquivos de configuração do sistema e de outros softwares. Os arquivos de configuração são comumente apresentados como arquivos de texto facilitando a edição manual.

/lib

É onde ficam as bibliotecas usadas pelos programas que ficam em /bin e /sbin.

/home

Dentro do /home normalmente é criada uma pasta para cada usuário. É onde ficam os arquivos pessoais, documentos, músicas e vídeos do usuário(exceto para o usuário root).

/mnt

É usado para "montar" unidades de disco ou de rede por meio do comando mount. Após montar o diretório a unidade fica disponível como se fosse mais um diretório do sistema.

/proc

Diretório onde ficam arquivos que armazenam informações sobre processos do sistema.

/tmp

Arquivos e pastas criadas temporariamente ficam nesse diretório.

/root

É uma pasta analoga as pastas de usuário que ficam no /home, mas para o usuário root.

/

Por fim o mais importante dos diretórios, é o diretório / também chamado de diretório raiz. É dentro desse diretório que ficam todos os outros. É a base para toda a árvore de arquivos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado.

Eu fiz com a intenção de ajudar a galera mais iniciante mesmo, pois acho que pode ser um impacto um pouco maior começar já com conteúdos intermediários/avançados sem ter uma boa base. Pretendo fazer mais alguns conteúdos de nível básico focando nesse publico.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso  

×

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.